top of page

A procura pelo traço perfeito


primeiras encomendas (2003 a 2010)

Em 2023 completei 20 anos desde o primeiro desenho que fui paga. Aos 13 anos eu já desenhava mais do escrevia (por isso criar um blog é difícil). Eu não lembro de um momento da minha infância que não estivesse procurando um papel, uma parede ou até mesmo o chão para rabiscar, meu pai já era um desenhista e pintor profissional e então eu queria seguir os passos dele.

Sempre soube que desenhar poderia virar uma profissão, pratiquei os primeiros riscos imaginando se um dia valeria alguma coisa. Por ter críticos bem rigorosos em casa, os elogios eram raros, então eu pratiquei e estudei dos 6 anos até os 12 anos, achava na época que já podia desenhar qualquer coisa (hehe, sabe de nada inocente).

Por não ter muito acesso a entretenimentos visuais ou por ter optado em não falar que sabia desenhar na escola, eu estava no nível máximo de habilidades em desenhar flores e animais domésticos, porém, sem conhecer nada atual sobre desenhos feitos a mão. Em 2003 eu fiz o primeiro desenho de um perfil, observando meu pai trabalhando, consegui replicar a cena que estava vendo, na hora eu recebi um elogio e um dinheiro por ter superado as expectativas do meu mestre, ali eu percebi que precisava transformar isso em uma profissão.

A primeira década desenhando foi basicamente o oposto do que pensei que seria, eu não ganhei muita coisa, acho que mais perdi dinheiro do que ganhei. Tentando ajudar em casa, eu trabalhei em muitas coisas e por isso, meus estudos e tempo para praticar eram limitados. Descobri da pior maneira que para ganhar dinheiro eu teria que investir em mim, e isso é um ciclo que envolve planejamentos, estudos, testes, praticas, muita paciência e claro, dinheiro. Ao longo dos anos 2010 e 2015 eu parei completamente de desenhar, (a auto sabotagem começou) deixei de acreditar que ia ficar super rica, sempre me imaginei sendo uma referência no que fazia e não aconteceu, cheguei na vida adulta com as mesmas dificuldades de sempre, pouco dinheiro, poucas pessoas confiáveis perto e sem esperanças de voltar a desenhar.

Mas você não estaria lendo o blog se terminasse assim, não é mesmo!?

Eu demorei muitos anos para assimilar, manter um trabalho em alguma área e os desenhos no mesmo plano, mesclar meu tempo com aprender e praticar muito, muito mesmo, e encontrar o traço perfeito. Esses anos de 2015 a 2023 eu trabalhei, e nada que falem vai tirar meu mérito em tudo que fiz, para ser uma profissional tem que seguir sempre em crescimento, e é o que faço. Encontrei as técnicas que gosto, tenho os materiais que sempre sonhei em usar, evolui e sem me comparar com ninguém além de mim mesma, eu tenho o meu traço. Ainda tenho muito para aprender e a evolução como profissional veio junto com a evolução pessoal.

Antes eu dizia que meu melhor desenho era sempre o último, hoje desenhando vários desenhos por dia, acho que não tem um melhor, tenho orgulho de todos os desenhos que fiz, todas as coleções e todas as encomendas que faço fora da loja.

O traço perfeito não existe, as imperfeições, a mistura do realismo com rascunhado são individuais de cada desenho, sempre que pego um papel em branco, só quero deixar a minha marca, a maior gratificação por todo o trabalho que envolve, é ouvir os elogios, é ser reconhecida, é ser a inspiração para quem está buscando sua melhor versão.

Obrigado pela sua atenção e até o próximo desabafo!



9 visualizações

1 Yorum

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Yorumlara kapatıldı.
Misafir
22 Ara 2023
5 üzerinden 5 yıldız

Muito legal poder conhecer um pouco mais da tua história como artista.

Beğen
bottom of page